A secretária e integrantes da pasta da Saúde participaram do plano de elaboração de ações regionais para o atendimento às pessoas vítimas de acidentes causados por escorpiões.

Estiveram presentes nesta reunião de planejamento, as cidades que fazem parte da RUE (Rede de Urgência e Emergência): Itápolis, Porto Ferreira, Araraquara e São Carlos, além de representantes da DRS (Departamento Regional de Saúde) III e da Vigilância Epidemiológica de Araraquara.

Por meio deste plano ficou estabelecido o protocolo de atendimento aos pacientes. Em nossa região, a Santa Casa de Ibitinga é o local para o qual encaminhamos os pacientes, que estejam com a situação agravada, necessitando do soro.

De acordo com a secretária de Saúde, o primeiro atendimento é realizado no Pronto Atendimento da Santa Casa, onde o paciente é avaliado, recebe o bloqueio anestésico e permanece em observação. Quando necessário, após avaliação médica, o paciente é encaminhado para a Santa Casa de Ibitinga para a infusão do soro.