O Controle de Vetores em parceria com o SAAEI (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itápolis) continua, nesta semana, realizando a dedetização química na rede de esgoto dos bairros da cidade, para controlar o aparecimento de escorpiões e baratas.

No mês de conscientização sobre o câncer de mama - Outubro Rosa - a Prefeitura de Itápolis, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolveu importantes iniciativas neste ano de 2018. Destacamos, primeiramente, os atendimentos e orientações realizados, nas Unidades de Saúde do município e dos distritos de Tapinas e Nova América, em horários diferenciados, como o período noturno e os sábados, quando foram agendadas mamografias e realizados exames preventivos do câncer de colo de útero (Papanicolau): UBS Redenção efetuou 195 exames, UBS Nova América (12), UBS Tapinas (39), Centro de Saúde II (208) e Santa Casa (15); totalizando 469 coletas.

A equipe do Controle de Vetores iniciou a quinta-feira (1/11), véspera do Feriado de Finados, orientando as pessoas que estão levando flores para seus entes queridos no Cemitério Municipal de Itápolis, sobre como evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti. “Estamos conscientizando a população para que evite o acúmulo de água nos vasos e oferecendo areia e pedra para que os preencham. Isso porque o cemitério é um local onde se encontra muitos focos do mosquito”, explicou a supervisora Bruna Scaramuzza.

A equipe da Unidade Básica de Saúde de Tapinas, sob a coordenação da médica do projeto "Mais Médicos" para o Brasil, Dra. Rosângela Gramulha dos Santos e a enfermeira Francislaine Oliveira, realizou um trabalho de conscientização, abordando a importância da prevenção do câncer de mama feminino e masculino, e, também câncer de colo de útero, na igreja Assembléia de Deus Ministério Madureira no dia 24/10, onde cerca de 130 pessoas estiveram presentes. A UBS de Tapinas agradece a igreja pela cessão do espaço para realização da palestra.