Com o objetivo de intensificar o trabalho em conjunto com a população para proteger o patrimônio público e cuidar da segurança na cidade, a Guarda Civil Municipal de Itápolis está ampliando o Projeto “Cidadão Protetor e Amigo 153”. Esta também é uma forma de unir forças para combater o descarte de lixo e resíduos nas Áreas Verdes, praças e estradas do município.

A Guarda Civil Municipal de Itápolis recebeu 24 novos coletes de proteção balística nível II, que reforçam a segurança do efetivo durante a execução dos trabalhos operacionais. Os coletes - que custaram R$ 13.400,00 - foram adquiridos com recursos das emendas impositivas, destinadas por vereadores do município.

A Guarda Civil Municipal de Itápolis realizava patrulhamento preventivo e ostensivo na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Tapinas, por volta das 3:00 horas da madrugada, no dia 22 de novembro, quando observou que algo de estranho ocorria no interior do prédio, mediante os fatos, os guardas municipais se depararam com um adolescente carregando um televisor de 32 polegadas. Ao ser indagado pela Guarda, o adolescente relatou que quebrou o vidro da porta dos fundos da UBS e subtraiu o televisor. Os GCMs conduziram a ocorrência para a Delegacia de Polícia, o adolescente foi liberado para sua curadora e o televisor foi devolvido para a responsável da UBS.

Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos munícipes que transitam pelo centro da cidade, ao comércio e às agências bancárias, a GCM de Itápolis tem realizado patrulhamentos preventivos com rondas motorizadas e a pé durante o horário comercial.