Itápolis é um dos 173 municípios paulista beneficiados com a entrega de equipamentos agrícolas do Programa Cidadania no Campo – Frota Agro. Nesta quinta-feira (2/7), a Prefeitura Municipal recebeu um trator traçado de 110 cavalos para integrar a Patrulha Rural, no valor de R$ 125 mil.

Em Itápolis, os resíduos resultantes das podas de árvores são triturados e distribuídos para diferentes finalidades: formação de compostagem para utilização em plantações, cobertura para conservação de solo e em pequenas hortas. A maior parte do material orgânico que, anteriormente, era jogado no aterro municipal, hoje é destinada às propriedades rurais do município, onde são utilizadas para manter a umidade do solo nos corredores dos pomares ou forrar o chão de estufas e até em áreas de reserva legal, onde é proibida à utilização de agrotóxicos.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo prorrogou até 1º de julho o prazo para entrega da declaração da vacinação do gado bovino e bubalino relativo à Campanha de Erradicação da Febre Aftosa. Entretanto, segundo o Ministério da Agricultura, o período para realização da vacinação está mantido para bovinos e bubalinos de todas as idades até o dia 31 de maio de 2020.

A entrega do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), que deve ser realizada até o final do prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do respectivo ano-calendário, também teve o seu prazo estendido até o dia 30 de junho.