Defesa Civil Municipal de Itápolis

A Defesa Civil é um órgão que articula, coordena e gerencia um conjunto de ações preventivas, emergenciais, assistenciais e recuperativas. Em situações de desastre, as atividades de primeiro atendimento são de responsabilidade do Governo Municipal e os órgãos e setores da Administração Municipal devem colocar à disposição da Defesa Civil, todos os meios e recursos disponíveis para o bom desempenho de suas ações. O órgão faz parte do Sistema Integrado de Defesa Civil - SIDEC, composto por um Conselho Municipal constituído por membros da administração municipal e por órgãos do município, responsáveis pelas ações de defesa civil em todo o território municipal.

Contato: Ligue 199
Endereço: Rua Rodrigues Alves, 883 (Fundos)

Defesa Civil Municipal, Secretaria Desenvolvimento Ambiental, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e alunos da Escola Estadual Valentim Gentil realizaram, na quarta-feira (12/9), a Campanha de Conscientização sobre Queimadas Urbanas. As orientações e distribuição de panfletos, relacionadas ao tema, ocorreram na Praça Pedro Alves de Oliveira, localizada em frente aos bancos, e na Avenida Valentim Gentil, por onde passa um grande fluxo de veículos. Os estudantes levaram cartazes com mensagens que chamam atenção para o problema das queimadas.

Com objetivo de explicar quais são as atividades da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e da Defesa Civil, além de apresentar os programas de Combate ao Escorpião, Cidade Limpa e Campanha de Prevenção às Queimadas Urbanas, foi realizada uma palestra para os alunos da Escola Estadual Valentim Gentil, na quarta-feira (5/9).

A Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, o Tiro de Guerra e Guarda Civil Municipal, realizou no sábado (18/8) a primeira ação da Campanha de Combate e Prevenção às Queimadas Urbanas em Itápolis, quando foi levada até a população dos bairros Jardim do Sol e São Lucas I - devido a proximidade - orientações sobre como evitar ou combater incêndios que provocam danos à saúde.