Defesa Civil Municipal de Itápolis

A Defesa Civil é um órgão que articula, coordena e gerencia um conjunto de ações preventivas, emergenciais, assistenciais e recuperativas. Em situações de desastre, as atividades de primeiro atendimento são de responsabilidade do Governo Municipal e os órgãos e setores da Administração Municipal devem colocar à disposição da Defesa Civil, todos os meios e recursos disponíveis para o bom desempenho de suas ações. O órgão faz parte do Sistema Integrado de Defesa Civil - SIDEC, composto por um Conselho Municipal constituído por membros da administração municipal e por órgãos do município, responsáveis pelas ações de defesa civil em todo o território municipal.

Contato: Ligue 199
Endereço: Avenida Capitão Venâncio de Oliveira Machado, nº 232, Vila Oeste (ao lado do Estádio dos Amaros)

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itápolis realizou o lançamento do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) Operação Estiagem 2019. Em uma reunião realizada no gabinete municipal, além da abertura da Operação Estiagem, foram tratados assuntos relacionados às queimadas urbanas e rurais, ocorrências de incêndio registradas em 2018, estratégias de prevenção e combate as queimadas.

Na última terça-feira (14/05) a coordenação da Defesa Civil de Itápolis e representantes da Guarda Civil Municipal participaram da Oficina Preparatória para Operação Estiagem, que trata-se de um treinamento oferecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O coordenador Municipal da Defesa Civil convoca os integrantes para participar da 2ª reunião do Conselho Municipal da Defesa Civil, que será realizada no dia 02 de Maio de 2019, às 9h, no auditório do Centro de Convivência, localizado na Avenida Presidente Valentim Gentil, centro, ao lado da Biblioteca Municipal “Leão Machado”, com o objetivo de discutir sobre a nomeação do vice presidente, secretário e membros do Conselho. Também será apresentado, o plano “Operação Estiagem 2019”, da Defesa Civil.