A chuva passou. O calor voltou. E, com ele, os escorpiões voltam a procurar alimentos. Casos são relatados e muitas mães ficam preocupadas. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e o Controle de Vetores listaram algumas dicas, com um enfoque para os cuidados com as crianças, mas não só:

1. Não desperdice veneno. Venenos comuns não matam escorpião. Eles possuem um sistema respiratório capaz de fazer com que fiquem paralisados por um tempo e depois voltem ao normal. É neste momento que os escorpiões procuram proteção dentro das casas, armários, etc.

2. Tampe ralos com tela e feche as frestas embaixo das portas à noite. Tampe buracos e rachaduras de sua residência e as tomadas não utilizadas. Jogue água sanitária, semanalmente, nos ralos.

3. NÃO acumule lixo no quintal. NÃO acumule entulho. Lixo e entulho atraem o escorpião! Escorpiões gostam, basicamente, de grilos e baratas. NÃO matem as lagartixas, elas são predadoras dos escorpiões.

4. DENUNCIE vizinhos que tenham lixo/entulho acumulados. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156.

5. Deixe berço e cama desencostados da parede. Não deixe cobertas ou lençóis caídos na cama, arrastando até o chão, para que os escorpiões não possam subir.

6. CUIDADO com casinha de bonecas esquecidas no fundo do quintal, onde só as crianças entram e os pais nunca fazem uma inspeção. CUIDADO com tocas, barracas e outros brinquedos semelhantes. Cheque antes de a criança entrar. CUIDADO com caixas de brinquedo.

7. Mantenha seu quintal sem mato e com a grama aparada.

8. Vai organizar armários? Use luvas de proteção para evitar surpresas desagradáveis com escorpiões! Já aconteceram incidentes com escorpiões escondido em meio a toalhas.

9. Ensine seus filhos a identificarem os escorpiões para que acidentes sejam evitados. Mostre fotos e ensine-os a checar os sapatos antes de calça-los.

10. A picada do escorpião é bastante dolorida e não causa inchaço, nada visivelmente assustador. Se a criança apresentar muita dor e você não tiver visto o que a picou, leve-a ao hospital. Se você viu a picada, procure, imediatamente, a Santa Casa de Itápolis, levando o escorpião junto em um vasilhame seguro e comunique o Pronto-Socorro do ocorrido. Depois, avise o Controle de Vetores. NÃO ADIANTA procurar posto de saúde.

11. Em caso de picada, apenas, lave com água em abundância e vá direto ao Pronto-Socorro.

12. Caso você ou um familiar tenha sido picado por um escorpião e estiver no hospital, entenda que em alguns casos existe necessidade de se fazer um exame prévio, para depois ser aplicada a sorologia. Entenda e respeite o procedimento.

13. Algumas espécies de escorpião possuem reprodução assexuada, o que permite que uma fêmea tenha filhotes sem a necessidade de um escorpião macho. Isso facilita infestações, pois a fêmea pode criar de 20 a 30 filhotes por vez.

14. O escorpião tem o metabolismo lento e pode ficar por um longo período escondido sem se mover e sem se alimentar.

15. O escorpião tem preferência por locais frescos e úmidos (restos de entulho, montes de folhas, madeiras velhas). Dentro das residências, sua preferência é por roupas limpas, cesto de roupas sujas (por causa do cheiro humano), sapatos fechados (CHEQUE sempre antes calçar! Ensine seu filho a checar!).

16. O escorpião também gosta de móveis de madeira, canos de esgoto e pequenas gretas no chão e parede. PRESTE ATENÇÃO: onde as crianças pequenas estão mexendo. Elas são curiosas e procuram conhecer as coisas, sem saber dos perigos. Revise diariamente a cama/berço, sapatos fechados.

17. Quando se fala em escorpião, deve-se pensar em CONTROLE. Adote as medidas acima. ESQUEÇA qualquer orientação sobre veneno. O veneno só serve para tirar o animal de seu habitat natural e fazer com que ele adentre as residências. Se quiser usar veneno, use para baratas.

18. A picada pode ser fatal, principalmente, em idosos e crianças. Portanto, procure atendimento o mais rápido possível.

19. Verifique se há torneiras com vazamento na casa, já que eles preferem locais úmidos. Escorpiões são muito rápidos e não atacam. Os acidentes com picada acontecem quando a pessoa encosta ou pisa nele.

20. Compartilhe a informação para que outras pessoas também façam a parte delas. CONTROLE é a palavra chave. Limpe seu quintal!

21. FAÇA A SUA PARTE!