Buscando a preservação da biodiversidade local, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Itápolis está realizando o inventário da fauna em todo o território de nosso município, por meio de equipamentos adquiridos para essa finalidade. A intenção é mapear as áreas onde são encontrados animais que, dificilmente, são vistos pela população, além de relacionar estes animais com os ambientes e dimensões das áreas onde foram encontrados.

“A principal razão do levantamento é obter um diagnóstico da fauna da região e, assim, ter um embasamento para futuras intervenções nas áreas rurais, avaliando a expansão urbana e a necessidade de criação de unidades de conservação dentro do município” explicou a secretária de Desenvolvimento Ambiental, que completou dizendo: “poderemos utilizar este levantamento, também, para execução de trabalhos de educação ambiental, pois demonstrando a biodiversidade que ainda existe, a tendência é que aumente a preocupação de todos com preservação ambiental”.

O resultado já vem sendo avaliado pelos funcionários da pasta ambiental, pois já foi possível capturar imagens de animais de diversas espécies que vivem em fragmentos florestais, como: cutia, quati, tatu, jacu e saracura. Os locais de obtenção das imagens não serão divulgados para evitar a caça ilegal da fauna silvestre.

Imprensa Prefeitura de Itápolis