A partir de 5 de novembro as Unidades de Saúde de Itápolis, assim como em todo o estado de São Paulo, participarão da Campanha de Busca Ativa de casos novos de Tuberculose.

A campanha seguirá até o dia 19 de novembro com a realização de exames gratuitos em todas as Unidades de Saúde, inclusive nos Distritos de Tapinas e Nova América, CAPS e Abrigo Rainha da Paz.

A tuberculose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Kock, que se não tratada, adequadamente, pode levar até à morte. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com intensa aglomeração de pessoas e com pouca ventilação.

Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, emagrecimento e perda de apetite. É importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas e procurem uma Unidade de Saúde caso apresentem tosse há mais de três semanas. A tuberculose tem cura e o tratamento é inteiramente gratuito!

A principal estratégia para combater a tuberculose é o diagnóstico e o tratamento precoce, isto é, logo no início da infecção.

TOSSE HÁ MAIS DE TRÊS SEMANAS PODE SER TUBERCULOSE! PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA! TUBERCULOSE TEM CURA!!                          

Imprensa Prefeitura de Itápolis