Objetivando auxiliar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, em casos de grandes incêndios no município, a coordenadoria da Defesa Civil Municipal desenvolveu, no dia 19 de setembro, um treinamento com os atiradores do TG 02-016 de Itápolis.

Segundo o coordenador, Jefferson Lacerda, o Tiro de Guerra já tem colaborado com as ações preventivas realizadas na cidade, como a campanha de combate às queimadas urbanas, que agora evoluiu para preparação prática.

As orientações realizadas na sede do Tiro de Guerra foram iniciadas com a apresentação do balanço das campanhas anteriores, que mostram uma diminuição no número de ocorrências de incêndio em área urbana. “Antes da campanha de junho a julho foram registradas 45 ocorrências em 50 dias. Depois das campanhas feitas de julho a setembro, foram anotadas 14 ocorrências, no período de 49 dias. Demonstrando a grande importância de se realizar campanhas educativas”, explicou.

Posteriormente, ocorreu o treinamento de combate a incêndio usando mangueiras, equipamentos diversos para apagar fogo e caminhão pipa. “Os atiradores poderão atuar direta ou indiretamente em casos de incêndio, e poderão dar uma ajuda valiosa”, disse o coordenador.