A Prefeitura de Itápolis e suas Secretarias Municipais orientam à população a verificar as mensagens recebidas por meio de redes sociais, para confirmar se são verdadeiras  ou Fake News. Acesse os sites do Governo Federal, Estadual e Municipal para checar as informações recebidas.

👉FAKE NEWS DA CESTA BÁSICA

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) esclarece que a mensagem é falsa. A Secretaria de Desenvolvimento Social entrega cestas básicas, somente, para as famílias atendidas e, devidamente, cadastradas no Serviço Social do município e não faz divulgações por mensagens, de nenhuma rede social, relacionadas a este serviço.

Várias entidades e grupos de voluntários de Itápolis, também, promovem importantes ações para recolher e doar alimentos para famílias da cidade, porém, este trabalho é de livre iniciativa de cada grupo, assim sendo, não há divulgação da prefeitura para entrega destas doações.

👉FAKE NEWS: BRASIL SEM MISÉRIA, CESTA BÁSICA GRATUITA.

Mais uma FAKE NEWS relacionada a entrega de cestas básicas! A mensagem que está sendo transmitida sobre o programa do Governo Federal: “Cesta Básica gratuita” é MENTIROSA!

👉FAKE NEWS: MULTA POR FALTA DE USO DE MÁSCARA EM VEÍCULOS

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar de Itápolis informam que não procede a informação de multa por falta de uso de máscara.
O uso de máscaras foi definido como obrigatório pelo Governo Estadual em todos os locais públicos e estabelecimentos comercias.
É uma questão de consciência e respeito! A máscara é uma barreira de proteção para evitar a transmissão do Coronavírus.

👉FAKE NEWS DO ALUGUEL SOCIAL

A divulgação em redes sociais sobre o aluguel social relacionado ao Coronavírus, utilizando a marca do Governo Federal, é falsa! Mais uma fake news (notícia falsa)!

Um link de origem não oficial disponibiliza o cadastramento de um suposto aluguel social, com o intuito de enganar o internauta pedindo o preenchimento de dados pessoais e o compartilhamento da mensagem.

Sempre que receber este tipo de informação, faça a verificação nos sites oficias do governo federal, estadual ou municipal, para não cair em golpes. Dúvidas sobre benefícios sociais, também, podem ser esclarecidas pelos telefones da Secretaria de Desenvolvimento Social (3262-8195) ou do CRAS (3262-1110). Não caia em Fake News!

Imprensa Prefeitura de Itápolis