Infelizmente, a Defesa Civil Municipal tem registrado várias queimadas em Itápolis, nos últimos dias. A Defesa Civil alerta os munícipes que provocar queimadas de lixos, entulhos ou demais detritos em terrenos baldios, calçadas, vias públicas e matas, é expressamente proibido, conforme determina a Lei Municipal nº 2815/2011, regulamentada pelo Decreto nº 4145/2011.

Neste momento de combate ao Coronavírus é, especialmente, importante que evitemos queimadas para que não precisemos ocupar os leitos do hospital em decorrência de problemas respiratórios.

📌Dicas de prevenção a incêndios:
➡️Nunca queime seu lixo, qualquer descuido pode ocasionar grandes incêndios.
➡️Nunca jogue pontas de cigarro em locais inapropriados, principalmente em rodovias e próximo a vegetações.
➡️Se usar álcool para higienizar as mãos, não mexa com fogo na sequência.
➡️Muita atenção com o uso de velas, elas podem parecer inofensivas, mas, há o risco de causar incêndios de grandes proporções.
➡️Se você vive em área rural, mantenha seu terreno limpo, capine as cercas e divisas de sua propriedade.
➡️Evite fazer fogueiras, as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas.
➡️Não solte fogos de artifício próximo a áreas florestais.

📌Denuncie, sempre que puder com fotos, quem estiver provocando queimadas: ☎️199 (Defesa Civil) ☎️190 (Polícia Militar) ☎️193 (Bombeiros) ☎️153 (Guarda Civil Municipal).