No mês de conscientização sobre o câncer de mama - Outubro Rosa - a Prefeitura de Itápolis, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolveu importantes iniciativas neste ano de 2018. Destacamos, primeiramente, os atendimentos e orientações realizados, nas Unidades de Saúde do município e dos distritos de Tapinas e Nova América, em horários diferenciados, como o período noturno e os sábados, quando foram agendadas mamografias e realizados exames preventivos do câncer de colo de útero (Papanicolau): UBS Redenção efetuou 195 exames, UBS Nova América (12), UBS Tapinas (39), Centro de Saúde II (208) e Santa Casa (15); totalizando 469 coletas.

O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), em parceria com o Centro de Saúde, UBS Jardim Redenção e Rotary Club, prestou orientações sobre os diversos tipos de câncer, para as pacientes que aguardavam atendimentos, além de desenvolver a acupuntura auricular nas mulheres. Um treinador desportivo da Secretaria de Esporte estimulou as pacientes a fazerem alongamento, na sala de espera, para ressaltar a importância da atividade física na manutenção de uma vida saudável.

O Rotary Club e a Casa da Amizade também apoiaram a realização da palestra sobre “Prevenção ao Câncer Mamário”, ministrada pelo médico mastologista Dr. Osmar Ricardo Innocente, que ocorreu na sede do Rotary, no dia 8/10. Outra palestra aconteceu em Tapinas, no dia 24/10, quando a equipe da Unidade Básica de Saúde do distrito realizou um trabalho de conscientização, abordando a importância da prevenção do câncer de mama feminino e masculino, e, também sobre o câncer de colo de útero, na igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, onde cerca de 130 pessoas estiveram presentes.

A equipe do PSF do Jardim São Lucas/Jd. 2000 também realizou um projeto de prevenção na sala de espera, exibindo vídeos explicativos sobre a sobre a importância dos exames Papanicolau e Mamografia. As pacientes que estiveram nesta unidade concorreram a brindes e foram agraciadas com mimos personalizados.

A Secretaria de Saúde também apoiou o evento Zumba Solidária, efetuado, no dia 27/10, na sede do Lions Club que teve renda revertida ao Grupo São Pelegrino. Já as EMEIs de Tapinas, Averaldo Papucci e Vereador Manoel dos Santos, realizaram atividades pedagógicas relacionadas ao tema "Outubro Rosa", para alertar as crianças sobre a importância da prevenção.

Todas essas ações reunidas resultaram em um importante período de conscientização e cuidado voltados a esses tipos de câncer. Vale lembrar que as Unidades de Saúde da cidade e dos distritos estão, durante o ano todo, abertas para atender as mulheres, esclarecer suas dúvidas e encaminhá-las de acordo com a necessidade de cada uma.