Defesa Civil Municipal, Secretaria Desenvolvimento Ambiental, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e alunos da Escola Estadual Valentim Gentil realizaram, na quarta-feira (12/9), a Campanha de Conscientização sobre Queimadas Urbanas. As orientações e distribuição de panfletos, relacionadas ao tema, ocorreram na Praça Pedro Alves de Oliveira, localizada em frente aos bancos, e na Avenida Valentim Gentil, por onde passa um grande fluxo de veículos. Os estudantes levaram cartazes com mensagens que chamam atenção para o problema das queimadas.

“Queremos alertar a população dos riscos provocados com as queimadas, até porque se trata de um crime, que afeta o meio ambiente e a saúde pública”, enfatizou o coordenador da Defesa Civil.

A Lei Municipal nº 2815/2011, regulamentada pelo Decreto nº 4145/2011, institui que provocar queimadas de lixos, entulhos ou demais detritos em terrenos baldios, calçadas, vias públicas e matas, é expressamente proibido.

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental também participou realizando a medição da fumaça preta - emitida pelo escapamento de veículos movidos a diesel – nos automóveis que prestam serviços públicos, como o do Bombeiro, para também colaborar com a qualidade do ar.

Imprensa Prefeitura de Itápolis