Os peregrinos que percorrem trajetos até o Santuário Nacional de Aparecida também terão a opção de passar pelo novo ramal da Associação Amigos do Caminho da Fé, que partirá de Borborema e passará por Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Ribeirão Bonito, Ibaté e São Carlos, totalizando mais de 200 km e ampliando o acesso pela região centro-oeste do estado. Depois, os romeiros continuam percorrendo os outros roteiros que levam até Aparecida.

As rotas, nestes municípios, estão em fase de demarcação final, para que seja implantada a sinalização dos postos de abastecimento e atendimento, além do cadastramento de hotéis, restaurantes, lanchonetes e farmácias. Os estabelecimentos comerciais deverão estar a 200 metros da rota, para facilitar o deslocamento dos romeiros. “A passagem dos peregrinos por Itápolis será importante para movimentar a economia local, ajudando também a divulgar o nome de Itápolis”, destacou o secretário de Cultura e Turismo.

Atualmente, a Associação Amigos do Caminho da Fé tem cerca de 800 km de trajeto de peregrinação tendo como destino final o Santuário, que são percorridos a pé ou com bicicleta. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o Caminho da Fé foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação a Aparecida.

Em 2017, aproximadamente 10 mil pessoas passaram pelo Caminho da Fé, com motivações religiosas, de autoconhecimento, por esporte ou aventura. Neste ano a previsão é que ocorra um crescimento de aproximadamente 30%, com a inclusão da nova rota. Para 2019, a estimativa do número de peregrinos percorrendo os roteiros do Caminho da Fé deve chegar a 30 mil pessoas, de acordo com os estudos realizados pela Associação.

A previsão de inauguração deste novo ramal, que inclui Itápolis é para o mês de novembro, quando será instalado um totem de identificação ao lado da igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Outros pontos da cidade também receberão placas de orientação aos romeiros.

Imprensa Prefeitura de Itápolis