A Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, o Tiro de Guerra e Guarda Civil Municipal, realizou no sábado (18/8) a primeira ação da Campanha de Combate e Prevenção às Queimadas Urbanas em Itápolis, quando foi levada até a população dos bairros Jardim do Sol e São Lucas I - devido a proximidade - orientações sobre como evitar ou combater incêndios que provocam danos à saúde.

“Começamos por esta região da cidade, devido o alto índice de registro de incêndios nesta localidade, onde estão concentrados vários lotes sem construção”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Jefferson Lacerda.

A campanha surgiu devido à preocupação com o aumento dos casos de queimadas em terrenos do município. “Depois de realizarmos uma reunião com os envolvidos nesta iniciativa concluímos que precisávamos estar junto aos cidadãos para conscientizá-los”, pontou o coordenador.

A Defesa Civil também está realizando um trabalho de identificação e capacitação de voluntários para compor o NUDEC (Núcleo de Defesa Civil) nos bairros da cidade, para que como agir quando identificarem um princípio de incêndio e como controlá-lo até a chegada das equipes do Corpo de Bombeiro e Defesa Civil.

A Defesa Civil Municipal também está disponibilizando um mapa virtual no site oficial do município: www.itapolis.sp.gov.br – Secretarias e Órgãos – Defesa Civil Municipal – Mapa de Queimadas. O intuito é possibilitar que todos possam acompanhar os registros de queimadas na área urbana e rural de Itápolis e, assim, ajudar a combater esse problema grave de saúde pública, que está sendo alvo da Campanha.