Nos últimos anos, a economia brasileira tem enfrentado recessão, mas, essa situação também acabou estimulando a abertura de novos negócios, quando muitas pessoas, ao serem dispensadas, aproveitaram o valor que tinham em mãos para começar a empreender.

Um reflexo disso pode ser observado no número de pedidos de abertura de Inscrição Municipal, revelando o empreendedorismo itapolitano para iniciar um novo negócio. No primeiro semestre deste ano, o Departamento de Tributação da Prefeitura de Itápolis registrou 166 solicitações de pessoas jurídicas (empresas e indústrias) e 35 de pessoas físicas (autônomo, motorista, engenheiro, entre outros). Já em 2017 foram anotadas 239 novas inscrições municipais para pessoa jurídica e 59 para pessoa física.

Contabilizando este um ano e meio, obtivemos o início de 499 novos negócios, que vêm movimentando a economia local, um número expressivo, se considerarmos as dificuldades impostas no país. Para apoiar e estimular esses empreendedores, a Prefeitura Municipal em parceria com a Associação Comercial e Empresarial e o Sindicato Rural, fecharam uma importante parceria com o Sebrae-Araraquara, e, em breve, Itápolis contará com uma sala do Sebrae Aqui, que estará instalada na ACEI.

Inclusive, duas servidoras municipais já estão passando por treinamentos do Sebrae para atenderem os itapolitanos que já tem um pequeno negócio, uma empresa ou indústria, além daqueles que pretendem iniciar ou formalizar uma atividade comercial.

Especialistas apontam que uma boa maneira de enfrentar as dificuldades da economia no Brasil é criar um planejamento para o empreendimento, estar antenado nas tendências de mercado e buscar novos conhecimentos na área de atuação. O Sebrae Aqui vai, justamente, suprir essas necessidades, orientando os empreendedores de Itápolis por meio de palestras, cursos e consultorias.

“A sala do Sebrae Aqui é uma conquista importante para nossa cidade, porque poderemos prestar o suporte necessário aos empreendedores itapolitanos, que são a maioria no setor produtivo do município. Junto com a Associação e o Sindicato Rural poderemos impulsionar ainda mais nossa economia e, desta forma, gerar mais emprego e renda no município”, pontuou o vice-prefeito.

Imprensa Prefeitura de Itápolis