De iniciativa dos profissionais da área da saúde, que são agentes comunitários de saúde do PSF (Programa Saúde da Família) do Jardim 2000 e São Lucas e parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), as ações de educação em saúde tiveram início no mês de junho no PSF, objetivando sensibilizar os participantes - portadores de diabetes - a adotarem melhores hábitos alimentares, que reflitam em uma melhor qualidade de vida.

Os encontros acontecem todas as quintas-feiras às 7h30 da manhã, com a realização de dinâmicas, atividades físicas (alongamento), orientações sobre práticas alimentares e degustação, promovendo estímulo para o emagrecimento e controle de diabetes. Durante as reuniões também são realizados testes de glicemia, medição e pesagem dos pacientes.

“Ao término deste primeiro grupo, previsto para o mês de agosto, o paciente que apresentar melhor desempenho nos resultados propostos sobre peso corporal e controle da glicemia, será premiado com um utensílio para cozinha”, explicam os agentes Alessandra e Aloisio que completam dizendo que a proposta é sensibilizar sobre os agravos da diabetes, visando à inclusão de novos hábitos que gerem o bem-estar.

Todos os portadores de diabetes residentes no Jardim 2000 e Jardim São Lucas, que são os bairros atendidos por este PSF, estão convidados a participar dos encontros. Em outras Unidades Básicas de Saúde de Itápolis, também existem outros programas relacionados ao combate à diabetes para atender os moradores de outros bairros, incluindo os distritos. Procure uma UBS e informe-se!

Imprensa Prefeitura de Itápolis