No dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental em parceria com a de Educação, reuniu os alunos da EMEI Vicente Cassini, nessa data, para plantar novas árvores próximo a escola. Com o intuito de conscientizar as novas gerações sobre a importância do meio ambiente para nossa existência, as crianças foram convidadas a ajudar na hora do plantio. O vice-prefeito também acompanhou o momento, participando da ação ecológica. No dia seguinte foi a vez dos alunos da EMEI Dona Mazé realizarem uma atividade que contribui para a preservação do meio ambiente: o plantio de mudas ao lado da escola.

Já na EMEI Vereador Manoel dos Santos, localizada no distrito de Tapinas, os estudantes acompanharam a produção de sabão orgânico, feito com óleo de cozinha já utilizado. Ao final da experiência, as crianças levaram para casa a receita para incentivar seus familiares a produzirem o sabão em casa. Em Nova América também foram plantadas novas árvores na calçada da EMEI Dona Maria Sandrine Grespi, com a participação dos alunos e da sub-prefeita do distrito.

Os itapolitanos que desejarem plantar uma árvore podem retirar mudas, gratuitamente, no Viveiro Municipal, só é necessário, anteriormente, fazer a solicitação na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, localizada na Avenida dos Amaros, nº 520, para depois retirar a muda. O Dia do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação e alertar sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Imprensa Prefeitura de Itápolis