O isolamento social é a medida mais eficaz para impedirmos o contágio do novo coronavírus - que transmite à COVID-19 - nos casos diagnosticados como confirmados e suspeitos, além dos comunicantes (rede de contatos do paciente confirmado como positivo ou suspeito) que recebe do médico a indicação para quarentena.

O Ministério da Saúde determina que o isolamento domiciliar tenha duração de 14 dias a partir do primeiro dia de sintomas. Quando esta definição não é respeitada, coloca-se em risco à vida de pessoas que amamos e daqueles que não conhecemos, mas, têm comorbidades, como: diabetes, pressão alta, problemas cardiovasculares, obesidade, doença oncológica, entre outras. Este é um ato passível de punição previsto em lei, por se tratar de transmissão de doença contagiosa.

Mas, você sabe como funciona o protocolo sanitário do Isolamento Domiciliar?

✔️ Manter todas as janelas abertas, especialmente, do cômodo e das áreas comuns, para circulação de ar e entrada da luz do sol.

✔️ Ao tossir e espirrar, sempre cubra a boca e o nariz com um lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo.

✔️ O paciente não deve circular pela casa sem máscara.

✔️ Não receber visitas.

✔️ Os móveis e maçanetas devem ser higienizados com álcool 70%.

✔️ Copos, talheres, toalhas de rosto, escova de dente e similares não podem ser compartilhados.

✔️ Ao usar o banheiro, só acione a descarga com a tampa fechada.

✔️ Limpe o banheiro, pelo menos, uma vez ao dia com desinfetante e água sanitária.

✔️ O próprio paciente deve trocar a roupa de cama e banho, colocando-as dentro de um saco para que seja levado direto para lavagem, evitando contato direto da outra pessoa.

Imprensa Prefeitura de Itápolis