O município de Itápolis registrou até 07 de agosto, 1672 casos de dengue confirmados e uma morte por dengue hemorrágica confirmada. É importante que todos entrem nesta guerra contra o mosquito Aedes Aegypti junto com a Prefeitura Municipal, para que novos registros da doença não continuem ocorrendo.

AÇÕES DE COMBATE À DENGUE EM ANDAMENTO
Segunda-feira (3/8) - Nebulização Costal - Jardim 2000
Terça-feira (4/8) - Nebulização Costal - Jardim 2000
Quarta-feira (5/8) - Nebulização Costal - Jardim 2000
Quinta-feira (6/8) - Nebulização Costal - Jardim 2000 / Bloqueio de Criadouros - IV Centenário
Sexta-feira (7/8) - Bloqueio de Criadouros - IV Centenário

Pedimos a colaboração de toda população para receberem as equipes da prefeitura e juntos acabarmos com a dengue em Itápolis. A orientação é para que todos aproveitem este período de quarentena contra o novo coronavírus para vistoriar seus quintais, eliminando todos os criadouros do Aedes aegypti.

AÇÕES DE COMBATE À DENGUE
Entre as principais ações que estão sendo realizadas para combater a dengue no município estão:
➡️Nebulização Costal (aplicação de inseticida com bomba costal, realizada nos imóveis do município, pelos agentes de combate às endemias)
➡️Bloqueio de Criadouros (orientação e identificação de focos do mosquito para eliminá-los)
➡️Mutirão de recolhimento de criadouros da dengue
➡️Limpeza de imóveis com grande acúmulo de focos do Aedes e de áreas públicas, onde, infelizmente, é recorrente encontrar materiais, erroneamente, descartados por alguns munícipes
➡️Fumacê (aplicação de inseticida com bomba instalada em um veículo, pelas ruas da cidade, que no período com mais ventos é suspensa)

1º SEMESTRE DE COMBATE À DENGUE CONTABILIZA MAIS DE 60 MIL VISITAS
Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Itápolis por meio do trabalho da equipe do Controle de Vetores continuou desenvolvendo o combate à dengue no município, aplicando as medidas de prevenção, incluindo o uso de máscaras.
Entre os meses de janeiro e junho, deste ano, foram realizadas 60.437 mil visitas a imóveis da cidade e dos distritos de Tapinas e Nova América, objetivando eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e conscientizar os moradores a evitarem à formação de novos focos.
O município registrou até o dia 6 de julho, 1653 casos de dengue confirmados, número que aponta a necessidade de uma participação cada vez mais contínua da população, junto com a prefeitura, nesta guerra contra o mosquito - que apesar de tão pequeno - pode transmitir à dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.
Segundo o Controle de Vetores, apesar da diminuição do número de casos, o trabalho de combate à dengue continuará sendo realizado no município neste período de inverno.
Junte-se a nós nesta luta contra dengue!

▶️Todo dia é dia de lutar contra dengue:
Mantenha caixas d’água bem fechadas
Remova galhos e folhas de calhas
Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo
Acondicione pneus em locais cobertos ou leve até o Ecoponto
Não deixe brinquedos pelo quintal, para não acumular água
Verifique as vasilhas de água dos animais
Verifique ralos, especialmente de áreas menos utilizadas
Confira o reservatório de água da geladeira
Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana
Não deixar água acumulada sobre a laje
Lave, semanalmente, com água e sabão tanques utilizados para armazenar água
Coloque o lixo em sacos plásticos dentro de lixeiras fechadas
Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de animais
Coloque areia nos cacos de vidro de muros ou cimento
Não deixe água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas
Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente
Limpe sempre a bandeja do ar condicionado
Lonas usadas para cobrir materiais de construção, devem estar sempre bem esticadas para não acumular água
Faça sempre manutenção de piscinas

REGISTRO DE DENGUE
Não se esqueça de comunicar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) se tiver a confirmação de que está com dengue, mesmo que tenha passado por atendimento particular ou no Pronto Socorro, porque com base nestes registros é que o Controle de Vetores planeja sua rotina de trabalho pelos bairros da cidade.

REPELENTE NATURAL CONTRA O AEDES AEGYPTI
Um excelente repelente caseiro contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana é o de cravo-da-índia, podendo ser usado por adolescentes e adultos, incluindo mulheres grávidas. Muito utilizado por pescadores, o cravo da índia é rico em óleo essencial e eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas. Veja a receita:
• 500 ml de álcool de cereais;
• 10 g de cravo-da-índia;
• 100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer.
Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.
Como usar o repelente caseiro:
Pulverize o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas. Reaplique o repelente sempre que praticar esporte, suar, ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de 3 horas, após este período deve ser reaplicado em toda área da pele sujeita a picadas.
Outra orientação importante é pulverizar este repelente também por cima das roupas, porque o ferrão do mosquito pode atravessar tecidos muito finos, chegando à pele.

NÃO TEM OUTRO JEITO PARA VENCER ESTA BATALHA: A ARMA MAIS EFICAZ É A PREVENÇÃO!

ENTRE NESSA LUTA COM A PREFEITURA DE ITÁPOLIS!