A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itápolis realizou o lançamento do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) Operação Estiagem 2019. Em uma reunião realizada no gabinete municipal, além da abertura da Operação Estiagem, foram tratados assuntos relacionados às queimadas urbanas e rurais, ocorrências de incêndio registradas em 2018, estratégias de prevenção e combate as queimadas.

O coordenador da Defesa Civil explicou que com o aumento dos loteamentos na cidade, o sinal de alerta em relação as queimadas está ligado. “Entramos no período de estiagem que começou no dia 1º de maio e se estende até 30 de agosto. É nessa época que temos o aumento dos casos de queimadas, devido ao tempo seco, por isso, nestes meses realizaremos campanhas educativas e aumentamos a fiscalização, junto aos órgãos do município, nos pontos mapeados no ano de 2018, que servem como referência na atuação preventiva, realizada pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros com auxílio da Polícia Militar e a GCM”, explicou.

A Defesa Civil realizará treinamentos nos bairros, escolas e instituições a fim de orientar a população na identificação de pequenos, médios e grandes focos de incêndios. Com essas informações, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil podem definir o tipo de ocorrência e a proporção do incêndio, podendo atender a solicitação de maneira mais ágil, com materiais e apoio necessário para cada tipo de ocorrência e com isso conseguir diminuir o tempo de deslocamento e evitar uma maior propagação do fogo. Um equipamento de combate a pequenos focos de incêndio também foi apresentado como uma das ferramentas para auxiliar no trabalho de combate a incêndios.

Estiveram presentes, nesta reunião, representantes das Secretarias de Administração, Desenvolvimento Ambiental, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Guarda Civil Municipal, Divisão de Trânsito, Corpo de Bombeiro, Policia Militar, Tiro de Guerra a Usina Malosso que também colabora com o município no combate a incêndio.