Mais de 100 famílias itapolitanas já foram beneficiadas com o recebimento do kit de TV digital, saiba quem tem direito e como fazer a retirada

No dia 28 de novembro, o sinal analógico de retransmissão de TV será desligado em Itápolis e demais cidades da região. O município conta com 3 canais de TV funcionando em sistema digital: Globo (TV Tem), Record e Rede Vida. Para outros 2 canais - SBT e Record News - há uma previsão de liberação do sinal a partir de dezembro, porque estas emissoras já estão regularizadas, só dependendo da instalação de equipamentos, que está sendo providenciada pelas referidas redes de TV.

Inclusive, a Prefeitura de Itápolis está, constantemente, em contato com os responsáveis técnicos do SBT e Record News, verificando as medidas que estão sendo tomadas pelas emissoras para agilizar a efetivação dos canais. Há, inclusive, uma dificuldade das emissoras em adquirir esses materiais devido à grande procura. “A responsabilidade da instalação desses equipamentos é das próprias redes de TV, nossa parte está sendo solicitar providências para que isso aconteça o mais rápido possível”, disse o prefeito.
No caso da Band e Cultura, os canais estão legalizados para o município junto à Anatel, porém, as emissoras, ainda, estão providenciando a aquisição de equipamentos para retransmissão digital, que será viabilizada pelas próprias empresas. Em relação à TV Aparecida, Canção Nova e Rede TV, estes canais, precisam aguardar um novo cronograma de distribuição do sistema digital, liberado pela Anatel para cada cidade.

KIT DIGITAL GRATUITO

A Prefeitura de Itápolis está auxiliando as famílias beneficiárias de programas sociais, inscritas no CadÚnico (Cadastro Nacional do Governo Federal para Programas Sociais), que tem direito a receber um kit de TV digital, a fazerem o agendamento para retirada do equipamento nas Agências dos Correios. Este kit é composto por conversor digital, controle remoto e antena externa para captar sinal de TV. A medida faz parte do plano de mudança da transmissão analógica para a digital.
É necessário fazer o agendamento para retirada do kit por meio do site - www.sejadigital.com.br - ou pelo telefone 147, tendo em mãos o CPF ou NIS (fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social). Os beneficiários itapolitanos que tiverem dificuldade em realizar este agendamento podem procurar o CRAS, localizado na Rua Rodrigues Alves, nº 1591 (ao lado da UBS do Jardim Redenção). Mais de 100 famílias itapolitanas já foram beneficiadas com o recebimento deste kit digital.