Nas últimas semanas a população vem sofrendo com a ocorrência de incêndios no município, por isso a Defesa Civil, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e o Departamento de Fiscalização, alertam que provocar queimadas de lixos, entulhos ou demais detritos em terrenos baldios, calçadas, vias públicas e nas matas, é expressamente proibido, conforme determina a Lei Municipal nº 2815/2011, regulamentada pelo Decreto nº 4145/2011.

A legislação local e o Código de Posturas do Município define que os proprietários de lotes vagos em Itápolis são obrigados a mantê-los limpos, evitando a ocorrência de queimadas criminosas e aglomeração de animais peçonhentos. Segundo a lei municipal poderão ser responsabilizados, solidariamente, os proprietários dos imóveis ou possuidores a qualquer título, sejam eles, pessoas físicas ou jurídicas. A infração sujeitará os responsáveis ao pagamento de multa equivalente a 10 UFM, aplicada em dobro no caso de reincidência.

Dicas de prevenção a incêndios:

• Nunca queime seu lixo, qualquer descuido pode ocasionar grandes incêndios. Tente reaproveitar ou reciclar.
  • Nunca jogue pontas de cigarro em locais inapropriados, principalmente em rodovias e próximo a vegetações. A bituca, além de poluir, pode provocar incêndios.
  • Muita atenção com o uso de velas. Elas podem parecer inofensivas, mas, há o risco de causar incêndios de grandes proporções.
  • Se você vive em área rural, mantenha seu terreno limpo, capine as cercas e divisas de sua propriedade. Assim você evita que incêndios nas redondezas se alastrem para seu terreno.
  • Evite fazer fogueiras - as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas. Caso seja necessário, procure uma área afastada e sem vegetação.
  • Criança não deve brincar com fósforo e isqueiro. O risco é sempre imprevisível.
  • Não solte fogos de artifício próximo à áreas florestais.