Todo produtor rural quer encontrar formas de melhorar sua produção para poder ter mais lucratividade, e os agricultores de Itápolis estão encontrando uma forma fácil, disponibilizada pela prefeitura para que isso aconteça. Sabe como? Utilizando os resíduos de galhos de árvores, grama e plantas podadas para compostagem em suas plantações. O material é disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com o Desenvolvimento Ambiental, aos produtores rurais.

Quem comprovou os resultados foi Aguinaldo Macedo Magalhães, que arrenda uma propriedade localizada no Bairro da Aldeia e viu melhorias na plantação de tomate orgânico. “A produtividade aumentou, porque os resíduos ajudam a manter a umidade do solo, o que é bom para produção”, contou.

Outra vantagem apontada por Aguinaldo é o fato dos resíduos se transformarem em matéria orgânica ajudando a nutrir a terra. “Com este material a gente sai ganhando, porque não precisamos capinar o mato, que não cresce devido à forragem da terra. Por produzirmos orgânicos não usamos herbicidas para conter o mato e os resíduos ajudam a evitar esse crescimento, o que é muito bom”, explicou.

Além do tomate, Aguinaldo também planta mamão, limão e berinjela, e diz que pretende usar o mesmo método nestas plantações. “Com certeza eu indico para outros produtores, quem usar não vai se arrepender”, finalizou.

O secretário da pasta Agropecuária explica que é importante que o agricultor interessado entre em contato para que a Secretaria informe a disponibilidade e programação necessária para o carregamento.

“O resíduo triturado pode ser retirado na Secretaria pelos produtores rurais, bastando para isso, que façam a pesagem da quantidade retirada e cadastrem a propriedade na qual o material será utilizado”, detalha. O secretário pontua a eficiência do método: “a técnica da compostagem propicia um aumento progressivo da fertilidade do solo, reduzindo a infestação de plantas daninhas, melhorando a retenção de água e diminuindo a temperatura do solo, entre outros benefícios”.

Informações podem ser obtidas pelos telefones 3263-1036 e 3262-1008 ou diretamente na Secretaria, localizada na Rua Fermino Benedito Gonçalves, nº 61 (Antiga CEAGESP).

Imprensa Prefeitura de Itápolis