A equipe da Prefeitura de Itápolis foi premiada no Encontro Anual de Facilitadores do Programa Time do Emprego do Estado de São Paulo, por ter se classificado em 11º lugar entre mais de 400 municípios. Apenas 60 municípios foram classificados pelo desempenho obtido em 2017, entre eles estava Itápolis e as facilitadoras (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) Debora Gonçalves e Aline Moraes que também foram premiadas no evento, ocorrido no dia 16 de março, na capital paulista.

Entre as cidades de nossa regional,Itápolis sagrou-se em 2º lugar - 1º São Carlos, 2º Itápolis e 3º Ibitinga - se projetandopor inserir ou recolocar os participantes no mercado de trabalho, através da execução do programa. No município, o Time do Emprego foi implantado em 2013 e, desde então, a equipe itapolitana é premiada, anualmente, pelo bom desempenho.

O Time do Emprego é desenvolvido graças há uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e aSecretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Em Itápolis, o programa é desenvolvido no Centro de Convivência, na Associação Comercial e no Tiro de Guerra, durante o ano,conseguindo empregar,em média, 40% dos participantes que são preparados para entrevistas de emprego e aprendem as posturas profissionais mais adequadas, durante 12 encontros.

Só no ano passado, 172 participaram do Time do Emprego, Paulo Cesar dos Santos é uma deles. Desempregado, Paulo procurava uma nova oportunidade e conta que as orientações que recebeu durante o programa fizeram toda diferença na horada entrevista, lhe dando a oportunidade de, finalmente, voltar a trabalhar. “Quando terminou a entrevista de emprego, a moça me disse que eu estava bem preparado e, então, respondi que tinha feito o Time do Emprego. Foi muito importante para mim tudo que aprendi e a oportunidade que consegui, de voltar a trabalhar. Eu já estava depressivo por não conseguir nada e, agora, estou muito bem e feliz”, disse Paulo ao compartilhar sua história.

“Este é um dos trabalhos desenvolvidos dentro da prefeitura, para auxiliar a população, que têm gerado bons resultados, confirmados, agora, na premiação do governo estadual.Para nós, o Time do Emprego é importante porque vai de encontro com nossa política de estímulo à geração de emprego e renda no município”, sintetizou o prefeito.

O secretário da pasta, que também esteve presente na premiação do Time do Emprego, destacou a relevância do trabalho realizado no município: “acreditamos na importância deste programa para orientar às pessoas para o mercado que é tão competitivo e requer uma postura profissional dos candidatos há uma vaga e é, justamente, preparando-os que fazemos nossa contribuição”.

Atualmente, já existem turmas formadas e as aulas estão em andamento, mas uma nova turma do Time do Emprego deverá ser formada no mês de junho. Quando as inscrições forem abertas, o período será divulgado nos canais de comunicação oficiais da prefeitura: site - www.itapolis.sp.gov.br e Facebook – Prefeitura Municipal de Itápolis.