A Secretaria Municipal de Saúde informa que, nesta segunda-feira (1º/6), o Município de Itápolis registra, de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde:
➡️12 casos confirmados para COVID-19⤵️
▶️07 pacientes curados;
▶️05 pacientes em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde.
Dos 12 casos confirmados como casos positivos no município: 7 foram confirmados por teste rápido e 5 por exames laboratoriais.
➡️17 casos suspeitos para COVID-19⤵️
▶️13 pacientes em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde;
▶️4 pacientes internados na Santa Casa: 2 em leito de isolamento na UTI, sendo que 1 deles está intubado sob ventilação mecânica, e 2 em leito de isolamento na Enfermaria.
Ambos aguardam o resultado de exames por RT PCR-COVID 19, enviados ao Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto e a UNESP de Araraquara.
➡️35 casos descartados
Hoje (1/6) tivemos o registro de 11 novos casos suspeitos para COVID-19: 3 que deram entrada no hospital local e 8 que estão em isolamento domiciliar. Também foi constatado por teste rápido 1 novo caso descartado.
É importante esclarecer que a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa os casos registrados e monitorados no município e a Santa Casa atualiza o estado dos pacientes internados no hospital local.
População itapolitana, com a flexibilização determinada pelo Governo Estadual, a Prefeitura de Itápolis continua orientando que o distanciamento social, especialmente em filas, o uso de máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e evitar aglomerações, continua sendo a melhor maneira de nos precavermos da transmissão da COVID-19 (Novo Coronavírus).

FLEXIBILIZAÇÃO ESTABELECIDA EM NOVO DECRETO
A Prefeitura de Itápolis editou, nesta quinta-feira (28), o decreto Nº 5.600/2.020, acompanhando o "Plano São Paulo" do governo estadual, que classificou a região de Araraquara na Fase 3 (amarela), estabelecendo a reabertura gradual das atividades que incluem o comércio e o setor de serviços. Essa classificação será revista em 14 dias e se as medidas propostas não forem respeitadas, a região poderá voltar a ter restrições definidas pelo Estado. Dentro do novo enquadramento, sempre deverá ser observada a obrigatoriedade do uso de máscaras, o uso de álcool em gel 70% e a limpeza minuciosa de todos os equipamentos e espaço de trabalho, seguindo as normas da ANVISA e o protocolo Sanitário do Plano São Paulo de prevenção a COVID 19. Veja o que mudou em Itápolis:
➡️Bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias e similares: poderão exercer suas atividades com atendimento presencial, apenas, ao ar livre e sem aglomeração de pessoas, reduzindo em 60% o total da capacidade de lotação do estabelecimento, procedendo ao distanciamento mínimo de 2,5 metros entre as mesas e respeitando o limite de funcionamento de 6 horas diárias, limitando o funcionamento até as 23h30, devendo afixar o respectivo horário na entrada do estabelecimento. 
➡️Salões de beleza, lojas, óticas, papelarias, perfumarias e similares: poderão exercer suas atividades com atendimento presencial, reduzindo em 60% o total da capacidade de lotação do estabelecimento para evitar aglomerações, respeitando o limite de funcionamento de 6 horas diárias, devendo afixar o horário em local visível na entrada do estabelecimento. 
➡️Escritórios, imobiliárias e concessionárias: poderão exercer suas atividades com atendimento presencial, em horário comercial, controlando a entrada no estabelecimento.
➡️Toque de Recolher: fica alterado para o horário das 23h30 às 6h. 
Confira a publicação do Decreto Municipal Nº 5.600/2.020 no Diário Oficial do Município: https://is.gd/DNe4bm  

SITUAÇÃO GERAL:
➡️Supermercados, mercados, padarias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, venda de água mineral, postos de combustíveis e instituições bancárias: deverão controlar o acesso para evitar aglomeração. Nestes comércios continua proibida a entrada de crianças até 12 anos.
➡️Profissionais Liberais: Os atendimentos nos estabelecimentos de prestação de serviços poderão, somente, ser realizados mediante agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas, restringindo a presença do profissional e cliente.
➡️Mototáxi e Táxi: Permitido o transporte de passageiros no horário das 06h01 até as 20h30, com higienização do veículo e do capacete ao final de cada corrida, mantendo assim, as medidas preventivas a transmissão do Coronavírus. O transporte de mercadorias para atendimento pelo sistema ‘Delivery”, poderá ser realizado no horário das 06h01 às 22h, com higienização do veículo ao final de cada corrida.

➡️Continua proibido o funcionamento de salões de festas, clubes, associações recreativas, playground e chácaras para realização de festas em espaços locadas ou não, objetivando evitar aglomerações. 

UNIÃO DE TODOS: O momento, ainda, é de respeito as ações preventivas, como:
Uso de Máscara
Higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel
Continuar evitando aglomerações
Continuar mantendo o distanciamento social, especialmente, em filas onde a distância mínima deve ser de 1,5 metro

CENTRAIS DE ATENDIMENTO:
Central de Denúncias - Guarda Civil Municipal ☎ 153 - Telefone disponível 24 horas para denúncias relacionados às ações de enfrentamento ao Coronavírus.
Ouvidoria Municipal - Apresente sua demanda, também, pelo telefone 3262-7494, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h ou em qualquer dia e horário pelo Aplicativo eOuve ou Site oficial: www.itapolis.sp.gov.br, clicando no link eOuve Ouvidoria Municipal.
Central de Atendimento da Secretaria de Saúde (Dúvidas sobre o Coronavírus) - Vigilância Epidemiológica - 3262-5446, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

MONITORAMENTO DE PACIENTES
De acordo com a Vigilância em Saúde, composta pelas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, é realizado o monitoramento diário de pacientes que tiveram alta hospitalar com caso confirmado ou suspeito para COVID-19 e dos pacientes que passam pelas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento e apresentam sintomas ligados à doença, além dos familiares e demais pessoas com quem estes pacientes tiveram contato. Neste trabalho, o município fica dividido em regiões e cada UBS monitora os pacientes de seus bairros de abrangência.
Cotidianamente, os pacientes recebem ligações para informarem como está à evolução dos sintomas e são orientados a procurarem a unidade de saúde ou pronto atendimento da Santa Casa se tiverem complicações. A Guarda Civil Municipal também visita as residências dos pacientes que estão de quarentena, para verificar o cumprimento do isolamento domiciliar.
-Diagnósticos por Exames Laboratoriais e Testes Rápidos:
A Secretaria de Saúde de Itápolis recebeu testes rápidos do Ministério da Saúde e também está adquirindo o material.
Estes testes rápidos são utilizados na testagem de profissionais da saúde e em pacientes que apresentem síndromes gripais caracterizadas dentro do quadro da COVID-19.
Seguindo as instruções da nota técnica do Ministério de Saúde, se o paciente relatar a presença de sintomas até o 7º dia é feita a coleta (SWAB) para exame por RT-PCR, realizado no Instituto Adolfo Lutz. Porém, a partir do 8º dia de início dos sintomas é realizado o teste rápido.
A partir da suspeita para COVID-19, a Vigilância em Saúde orienta e monitora o isolamento domiciliar por 14 dias, fazendo a avaliação da evolução do paciente neste período. Quando o caso suspeito dá entrada na Santa Casa, a Vigilância Epidemiológica é informada e, a partir da ficha do paciente são avaliados os contatos dessa pessoa, iniciando o monitoramento. O paciente que tiver alta médica, também, é acompanhado durante seu período de quarentena.

ATOS ADMINISTRATIVOS RELACIONADOS AO CORONAVÍRUS ESTÃO NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
A Prefeitura Municipal de Itápolis, objetivando manter a transparência dos atos administrativos e atender o disposto na Lei Federal nº 13.979 de 6 de fevereiro de 2020 e no Decreto Legislativo Estadual nº 2.495 de 31 de março de 2020, está publicando todos os atos administrativos realizados no município em decorrência da pandemia do Covid-19 (Novo coronavírus) dentro do link Portal da Transparência disponibilizado no site oficial - wwwitapolis.sp.gov.br: https://is.gd/r2DUYb. 

EXPEDIENTE PÚBLICO MUNICIPAL: 
Segunda a Sexta-feira 
➡SAÚDE
UBS (Unidade Básica de Saúde) - são priorizados os atendimentos de consulta para casos emergenciais, síndromes gripais, pré-natal, curativos e acompanhamento de doenças crônicas, das 7h às 16h.
SECRETARIA DE SAÚDE e FARMÁCIA MUNICIPAL -
atendimento normal, porém, de forma controlada, das 8h às 16h.
CEO -
Centro de Especialidades Odontológicas está atendendo os casos de urgência, das 7h às 11h e das 12h às 16h.
CAPS -
Atendimentos de urgência e emergência, com triagem pelo telefone 3262-5080.
CEFIM -
Atendimentos de casos de fratura e pós-operatório, agendados com antecedência pelo telefone 3262-1341.
CEMAIA -
Atendimentos suspensos, temporariamente.
➡SERVIÇO SOCIAL:
 A Secretaria de Desenvolvimento Social (3262-8195) e o CRAS (3262-1110) de Itápolis informam à população que estão realizando os atendimentos e orientações sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal e demais programas sociais, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. 
➡EDUCAÇÃO
ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS -
as aulas presenciais estão suspensas e está ocorrendo o ensino à distância em sistema de disponibilização de atividades online pelo site oficial do Município, e também está ocorrendo a entrega agendada dos conteúdos impressos na escola, onde o aluno estuda.
➡TRANSPORTE PÚBLICO (CIRCULAR) -
suspenso dentro do município de Itápolis e mantido, apenas, para Tapinas e Nova América (horário reduzido). 
EMISSÃO DE CREDENCIAIS DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS - Suspensas.
➡CEMITÉRIO MUNICIPAL - 
Os velórios são realizados com duração máxima de até 4 horas e no período diurno.
➡TRIBUTAÇÃO - 
Suspensa a emissão de novos alvarás de autorização para eventos.
➡️SEBRAE AQUI / BANCO DO POVO -
Atendimentos pelo telefone 3262-1534, das 8h às 16h.
➡️PROCON -
denúncias de preços abusivos devem ser feitas pelo telefone 3263-8000 (das 8h às 17h) ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
➡️PAT - Atendimento, apenas, pelo telefone 3262-8150 das 8h às 17h
ESPORTE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL -
CRI, Cursos do CRAS, Aulas Esportivas, Aulas de Dança, Biblioteca e Centros de Inclusão Digital – atividades suspensas.

AÇÕES REALIZADAS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS: Entre as iniciativas que já foram empregadas pela Prefeitura Municipal para evitar a transmissão da COVID-19 destacamos a higienização de ruas e praças de Itápolis e dos distritos de Tapinas e Nova América e a barreira sanitária, que até o dia 29/05, monitorou a circulação de veículos que entravam na cidade, incluindo a higienização dos veículos que vem chegavam de outros municípios, realizando assim, um importante trabalho de controle da transmissão do vírus na fase inicial da pandemia.

Imprensa Prefeitura de Itápolis