Dos 330 polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) Itápolis está entre os 183 selecionados para abrir 30 vagas de licenciatura. Os ingressantes nas licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia.

As inscrições podem ser feitas a partir das 15h, desta terça-feira (14/05) até o dia 21/06, pelo site vestibular.univesp.br. O exame será realizado no dia 14/07/2019, às 13h, de forma presencial em Itápolis. O início das aulas está previsto para 12 de agosto.

“Estamos muito felizes em ter trazido para Itápolis a UNIVESP. É a primeira vez que nosso município foi contemplado com uma universidade pública de qualidade e digital, facilitando o acesso às pessoas. Já temos os cursos de Pedagogia em outro formato, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação e agora teremos novos cursos para capacitar nossos munícipes”, explicou o prefeito.

Este é o maior processo seletivo em extensão territorial. Não há limite de idade para se inscrever e o custo é de R$ 49,00. Para participar basta ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando, desde que seja concluído até o período da matrícula.

Nos três primeiros dias, de 14/05, às 15h, até 17/05, às 15h, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. Também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2017, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º Semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; ou que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir as videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Já no pólo, que no caso de Itápolis fica no CEC Fundecitrus, os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas.

“Estamos oferecendo oportunidade de formação com a UNIVESP e a ETEC, que foram implantadas em 2018 no município. Ensino de referência e gratuito, por isso, aproveitem a oportunidade para participar do vestibular”, pontuou a secretária de Educação.

Para obter mais informações:
- Secretaria de Educação (Avenida dos Amaros, 737, Centro) - Segunda a Sexta-feira, das 13h às 18h (3262-2250).
- CEC Fundecitrus (Rua Rodrigues Alves, 1703, Cecap) - Segunda, Quarta e Quinta-feira, das 19h às 22h (3262-7476). Falar com Professora Ana.