Auxiliar a produção rural do município, por meio da disponibilização de equipamentos e maquinários, tem sido uma importante maneira da Prefeitura de Itápolis apoiar os agricultores, disponibilizando a Patrulha Agrícola. Considerando o fato de que cerca de 80% da área rural do município é formada por pequenas propriedades, o programa consegue atender uma demanda local.

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário aluga os implementos agrícolas que possibilitam desde o preparo do solo, sua conservação até o plantio; facilitando o dia a dia do produtor. A Patrulha Agrícola é composta de: tratores, arado subsolador hidráulico, canteirizador de solo, distribuidor de calcário e fertilizante, grades, lâmina frontal, perfurador de solo, plantadeira adubadeira, terraciador, barra de aplicação de herbicidas e roçadeira hidráulica.

Recentemente, o produtor Douglas Maester utilizou a grade aradora e niveladora para preparar a terra onde ocorreu o plantio de mandioca. “Seria inviável para o pequeno produtor comprar maquinários que custam caro e são usados poucas vezes ao ano, isso significaria investir dinheiro e deixar parado”, contou Douglas que apontou a importância de novos equipamentos, que são sempre bem-vindos e ajudam o produtor. “Nossa cidade passa por uma mudança de culturas agrícolas e essa variação é positiva porque quando uma não vai bem, outra pode estar em alta. É aí que os equipamentos da Patrulha favorecem os agricultores”, concluiu.

Atender essas necessidades é justamente o objetivo da gestão municipal, explica o secretário da pasta: “queremos fortalecer e modernizar a atividade agrícola, com auxílio da tecnologia. Os itapolitanos têm utilizado os equipamentos e maquinários para o plantio de cereais, manutenção de pomares de limão, laranja, manga e goiaba, entre outros”.

A Patrulha Agrícola atende, principalmente, os produtores que possuem até 4 módulos fiscais (64 hectares ou 26,44 alqueires), mas também atende os demais agricultores. Para realizar a locação, os produtores devem ter uma área rural localizada dentro do município de Itápolis. Os aluguéis para utilização dos implementos custam R$ 62,00 por dia. Já para locar o trator de 75 CV o valor é de R$62,00 por hora e para alugar o trator de 125 CV é de R$ 85,00 por hora. Lembrando que a locação do trator inclui o serviço do tratorista da prefeitura.

Outro projeto relevante da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário que pretende auxiliar os produtores é Centro Tecnológico de Desenvolvimento Agropecuário, que funcionaria na Escola Agrícola, por meio de uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Neste mês de novembro foi assinado o Protocolo de Intenções para sua implantação.

Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário
Endereço: Rua Fermino Benedito Gonçalves, nº 61 (Antiga CEAGESP)
Telefone: 3263-1036 ou 3262-1008
Atendimento: 7h às 12h e 13h às 17h