Um passeio ciclístico e um almoço beneficente marcarão a inauguração de Itápolis no Ramal Centro Paulista - trecho Cidade das Pedras - no dia 2 de dezembro. Um totem de identificação estará instalado ao lado da igreja Matriz do Divino Espírito Santo, como ponto de referência de nosso município.

O evento inaugural, que conta com o apoio do Sindicato Rural, será iniciado com um café da manhã para os ciclistas que percorrerão um trajeto de 30 km. A inauguração oficial acontece às 11h30 e às 12h terá início o almoço, com renda revertida para o Abrigo Rainha da Paz. Os participantes do passeio também poderão colaborar com a doação de litros de leite, que serão revertidos ao Grupo São Peregrino.

No final de semana anterior, dia 25 de novembro, acontece à inauguração na cidade de Borborema, já que os 200 km do Ramal Centro Paulista começam em Borborema, passam por Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Ribeirão Bonito e São Carlos, de onde se interligam com outros ramais percorridos pelos romeiros rumo ao Santuário Nacional de Aparecida.

As rotas, de cada município, já foram demarcadas com placas de sinalização dos postos de abastecimento e atendimento, que incluem hotéis, restaurantes, lanchonetes e farmácias. Os estabelecimentos comerciais devem estar localizados a 200 metros da rota para facilitar o deslocamento dos romeiros.

“2018 está sendo muito importante para Itápolis se projetar por meio do turismo. Conseguimos no início do ano o selo de Município de Interesse Turístico (MIT) e passamos a fazer parte do Caminho da Fé. Enxergamos a oportunidade de utilizar as belezas da cidade para atrair visitantes e movimentar a economia local”, disse o prefeito. Reconhecendo a importância do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) neste trabalho para tornar Itápolis mais conhecida, o vice-prefeito destacou: “o empenho do COMTUR e da Secretaria de Cultura e Turismo, que tiveram nosso total apoio, resultou nesse projeto que possibilita que os itapolitanos explorem oportunidades ligadas ao turismo, é um processo que está no início e que com o passar do tempo se comprovará eficaz”.

Atualmente, a rota da Associação Amigos do Caminho da Fé, a qual Itápolis e as demais cidades estão ligadas para compor os ramais, tem cerca de 800 km de trajeto, que são percorridos à pé ou de bicicleta. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o Caminho da Fé foi criado para dar estrutura às pessoas que fazem peregrinação à Aparecida.

Com motivações religiosas, de autoconhecimento, esportivas ou aventureiras, em 2017, aproximadamente, 10 mil pessoas passaram pelo Caminho da Fé. Para este ano, a previsão é de que ocorra um crescimento de cerca de 30%, com a inclusão da nova rota. Já em 2019, a estimativa da Associação é de que o número de peregrinos, percorrendo os roteiros do Caminho da Fé, deva chegar a 30 mil pessoas. “A passagem dos peregrinos por Itápolis será importante para estimular nosso comércio, ajudando também a divulgar o nome de Itápolis”, destacou o secretário de Cultura e Turismo.

Imprensa Prefeitura de Itápolis