Itápolis é uma das poucas cidades da região que realizará o exame pelo método em meio líquido, que tem resultados mais eficazes

A saúde da mulher foi privilegiada, nesta segunda-feira (25/06), com a renovação da parceria entre a Prefeitura de Itápolis e Secretaria de Saúde com o Hospital de Câncer de Barretos para realizar exames preventivos ao câncer de colo uterino, por meio de exames pelo método em meio líquido. O prefeito e a secretária de Saúde assinaram o convênio e conheceram o trabalho realizado no hospital apresentado pelo biomédico Marcelo Almeida, coordenador de Prevenção ao Câncer da Fundação Pio XII de Barretos.

O biomédico explicou que o exame de método em meio líquido substitui o tradicional Papanicolau, possibilitando resultados mais precisos. “Se comparado com a citologia de lâmina convencional, o meio líquido tem 92% de precisão diagnóstica, contra cerca de 40% do método antigo”, explicou Marcelo.

Este exame custa cerca de R$ 300,00 e é disponibilizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde de Itápolis, por isso, todas as mulheres de 15 a 70 anos não devem perder a oportunidade de cuidar de sua saúde, porque o câncer de colo de útero é o 3º tipo de tumor mais frequente na população feminina e a 4ª causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Basta procurar uma das UBS  da cidade ou dos distritos de Tapinas e Nova América para agendar um horário para que as enfermeiras façam a coleta do exame.

Essa coleta é encaminhada para o laboratório de patologia do hospital de Câncer para análise e diagnóstico. Se o resultado apontar algum indício para doença, a unidade de Barretos entra em contato com a paciente, agendando uma consulta e novos exames. Se houver confirmação da doença, o próprio hospital disponibiliza o tratamento - de excelente qualidade - totalmente via SUS (quimioterapia, radioterapia e medicamentos) e a Secretaria de Saúde fornece o transporte para paciente e acompanhante.

O prefeito frisou a importância deste programa de medicina preventiva para as mulheres itapolitanas, que está sendo possibilitado pela renovação deste convênio com o hospital de Barretos. “Agora, as mulheres devem fazer sua parte e procurar as Unidades de Saúde”, destacou. A secretária de Saúde também destacou o quanto é essencial para uma paciente diagnosticar qualquer problema em fase inicial. “Ao realizar o exame anualmente, a mulher diminui o risco de complicações e alcança ótimos resultados, caso necessite de um tratamento que será totalmente disponibilizado por Barretos”, lembrou.

Imprensa Prefeitura de Itápolis