Praça situada entre as Avenidas Presidente Valentim Gentil e Florêncio Terra e as Ruas José Rossi e Rodrigues Alves, passa a denominar-se Roberto Del Guércio, jornalista e músico itapolitano. Logradouro de calçamento, ajardinamento moderno, um coreto bem romântico, envelhecido pelo tempo, cercado por seis lampadários, cada um com três pontos de luz, e quatro bancos ao redor do coreto, presenças marcantes de uma época bonita e que ficou pra trás.

 

 

 

 

A prefeitura remodelou o jardim central, um dos principais passeios públicos, dando assim um aspecto alegre e de destaque ao empregar as cores oficiais do município. Esse espaço recebe o nome do fundador da cidade e está dotado do marco histórico de Tordesilhas, que era a divisão de terras entre Portugal e Espanha. Também existe um monumento com a estátua do itapolitano Valentim Gentil que foi presidente da Assembléia Constituinte Estadual. No mesmo monumento em plano superior figura a imagem de uma mulher que simboliza a nossa constituição.
 
 
 
 
 
 
 A Igreja Matriz do Divino Espírito Santo de Itápolis figura dentre os mais belos templos religiosos do Estado. Edificada sobre pedras tem arquitetura arrojada e suas paredes internas são ricamente decoradas com afrescos confeccionados em meados dos anos 40, por artistas italianos. O acervo da matriz é composto por mais de uma dezena de imagens de santos, sendo algumas delas importadas da Europa. O orgão de origem alemã é uma raridade única no Brasil e o segundo no mundo. O coral que faz o acompanhamento de celebrações das missas aos domingos, também é uma atração indispensável a qualquer visitante.
 
 
 
 
 
 Igreja Matriz da Paróquia São Benedito, localizado no bairro Jardim São Benedito.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 A Praça de Santo Antônio, existe com a antiga capela desde 1952. No ano de 2011 a capela passou a ser matriz, com a implantação da Paróquia de Santo Antonio e São Vicente de Paulo. Ponto de lazer e encontro dos moradores, a praça integra a vida das pessoas, inclusive das crianças, por conta do parquinho de diversões.
 
 
 
 
 
 
 
 

Localizada no Bairro Vila Santos. Praça que circunda a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, considerada uma das principais praças do município.

 

 

 

 

 

 A Praça Frei Duarte é um ponto de referência do distrito. Local onde a população se encontra nos finais de semana e horários de lazer. A praça também abriga a Capela Nossa Senhora Aparecida, padroeira do distrito.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Praça São José situada no Bairro do Monjolinho.

 

 

 

 

 

 

 Templo da Congregação Cristã no Brasil, localizado na Rua Rodrigues Alves, n° 1165.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 O Oeste F. C. foi fundado em 21/01/1921, por iniciativa de dois irmãos vindos do Rio de Janeiro. Como um era torcedor do Flamengo e o outro do Fluminense, surgiu um impasse que foi resolvido através de um jogo-treino contra o time amador da Fazenda Itaquerê, de Nova Europa. Os irmãos combinaram que se o time de Itápolis vencesse, ganharia o nome de Flamengo, caso contrário, seria adotado o nome de Fluminense e seriam adotadas também as cores dos respectivos times.
 
 
 
 
 
 
 O parque ecológico do município é formado por um  lago, dotado de extensa  pista para passeio, caminhadas e prática de cooper, além de área para lazer e  exercícios físicos. Com jardins e pequena reserva florestal habitada por alguns exemplares de macacos prego, coelhos, patos, gansos, cágados,  pássaros e outros bichos silvestres.
É um local muito agradável para toda a população itapolitana e visitantes passear e passar bons momentos.
 
 
 
 
 
 
 
 Localizado ao lado do Parque Ecológico Boa Vista, é um espaço dedicado as crianças dotado de uma variedade de brinquedos. Planejado para oferecer diversão com segurança, os brinquedos do parque infantil estão instalados em  espaços com areia, para prevenir possíveis acidentes com quedas.
É uma ótima opção para os pais levarem seus filhos para brincar e se divertir.
 
 
 
 
 
 
 
 O Parque Ecológico do Jardim São Benedito é composto por espaço de área verde, pista de caminhada, parque infantil e pista de skate. O local serve como ponto de encontro para os moradores do bairro e também como ponto de lazer e práticas de atividades físicas.
 
 
 
 
 
 
 
 
  Desde 1941 o Aeroclube de Itápolis tem a missão de formar comandantes em aeronaves convencionais, com excelência na instrução de vôo, aeronaves com alto padrão de segurança e manutenção e completa infra-estrutura de hangares, alojamento e lazer.
 
 
 
 
 
 
 
 
 O Cine Lyan e Teatro Geraldo Alves, funcionam no mesmo edifício em dias alternados e ambos emprestam os nomes de itapolitanos ilustres. O primeiro faz referência a Lydia e Antonio, cuja iniciais davam o nome ao antigo cinema "da praça". Já o segundo, homenageia o comediante itapolitano que atuou nas principais emissoras de TV do país. Esta casa de espetáculos sempre recebe peças teatrais importantes e quando em funcionamento, o cinema apresenta lançamentos inéditos de filmes nacionais e internacionais
 
 
 
 
 
 

Tapinas é o distrito do município de Itápolis. Foi criado em 28 de fevereiro de 1964. Está localizado a 18km da sede do município, sendo ligado a este pela Rodovia Antônio Coletti (IPS-020), pavimentada em todo seu percurso. Possui também ligação direta com os bairros Monjolinho (Itápolis) e Vila Botelho (Santa Adélia).

 

 

 

 

 A maior e mais importante praça de esportes da cidade, o Ginásio de Esportes Dultrão, também foi palco de grandes acontecimentos sócioculturais que marcaram época. De competições esportivas regionais a shows com artistas famosos, até competições entre equipes folclóricas, o Dultrão sempre foi um marco dos importantes acontecimentos de Itápolis. Atualmente o ginásio está voltado mais às atividades esportivas e aloja com orgulho a honrosa equipe de basquete Itápolis, que desponta dentre as melhores da sua categoria.
 
 
 
 
 
 
  As ruínas da Antiga Companhia Douradense de Eletricidade São Lourenço Powerstation, desativada no século passado, ainda hoje revela um cenário de rara beleza, cercada por altas árvores e vegetação serrada. Entre o vertedouro e o canal de sangria do antigo reservatório da usina, uma base de concreto e pedras de fogo formam um grande piso e as águas resultantes de quedas formam pequenas ondas que contrastam com a areia branca, dando a idéia de uma prainha. Localizado em propriedade particular o "Paredão" como é conhecido, encontra-se proibido a visitação.
 
 
 
 
 
 
  Instalada no meio de uma mata nativa, a Área de Lazer Cyniro Massari oferece trilhas pela mata, quiosques, piscinas, banheiros, playground, lanchonetes, campos de futebol, quadra de areia, mesas de sinuca e estacionamento.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Inaugurado em 31 de Janeiro de 1969, o Museu Alexandre de Gusmão conta com dezenas de salas e milhares de objetos das mais variadas categorias. Podemos encontrar artigos de vários séculos preservando o passado.

 

 

 

 

 

Rotatória e Pórtico próximos ao Cristo Redentor, que proporcionaram a entrada da cidade um novo projeto paisagístico, onde foi colocado um mastro com a Bandeira Nacional. O Pórtico de Itápolis é formado por 3 pilares verticais e 2 horizontais feitos de concreto armado, que formam um contorno das duas ruas de entrada e saída do município. Tem 12 metros de altura e pesa 100 toneladas.

 

 

 

 

 Rotatória denominada Paulo Roberto Saes, localizada próxima ao recinto da FAITA.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Escadaria Japonesa no cruzamento da Avenida Júlio Ascânio Mallet com a Rua Padre Tarallo.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Praça “Victório Santarelli”, localizada na esquina da Avenida Valentim Gentil com a Rua Boiadeira.

 
 
 
 
 
 
 

 

Praça no Jardim Santa Mônica, próximo a entrada do bairro. 

 
 
 
 
 
 
 
 Praça no Jardim Itaeura II, próximo a entrada do bairro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 Construção de Praça na Rua Ismael Nery Palhares (próximo ao Clube de Campo)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 A Praça do Jardim Redenção, que fica ao lado da Avenida Dr. Araldo do Amaral Arruda, ganhou um novo visual com a reforma realizada e a instalação de iluminação pública, que tornou o local um ponto de encontro dos moradores. A nova praça no Jardim Redenção deu à população um novo ponto de referência no bairro.
 
 
 
 
 
 
 
 

 A praça denominada "Mauro José Amatto", nas rotatórias próximas a Emei Vicente Cassini, fica situada entre a Rua Reinaldo Antônio F. Garcia e Avenida Maestro Alberto Beil, no Jardim Colorado.

 

 

 

 

 

 No Jardim Santa Lúcia, que fica próximo ao Itauera, uma área verde foi transformada em praça, que conta com bancos e projeto paisagístico, com plantas e flores. É a revitalização dos espaços públicos, valorizando o visual da cidade. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Os moradores do Jardim Veneza conta também com uma praça, um ponto de encontro para crianças, jovens e adultos. Um local para o lazer e a prática de atividades. A praça conta com espaço para passeios, com bancos e playground.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Praça da Liberdade, a praça situada na Av. Dr. Eduardo do Amaral Lyra e Rua Pero Neto. Três Marcos de tamanhos diferentes, dentro de um círculo ajardinado. O marco mais alto fica no meio dos outros dois. Acha-se voltado para a Av. Amaral Lyra. Em uma face, uma placa “ Praça da Liberdade” e o Brasão da República Federativa do Brasil – 15 de Novembro de 1889.

 

 

 

 

Praça Maestro Rafael Mercaldi, Praça localizada defronte a Caixa d’água entre as Avenidas Francisco Porto, Campos Salles e Frei Paulo Luig. Em 29 de Outubro de 1898, benção do Cruzeiro colocado pelos frades Capuchinhos no alto da cidade, próximo à saída para Matão. Rafael Mercaldi nasceu na Itália, Forchia, Benevento. Não tinha a idade escolar quando veio para Boa Vista das Pedras. Naturalizou-se cidadão brasileiro. Estudou com os maestros Felipe Stella, Alberto Beil e Zeferino Batolomassi. Aprendeu flauta, pistom, clarineta e violino, conseguindo executar todos os instrumentos que compõem uma banda, com perfeição.

 

 

 

 A Praça denominada Wanda Januzzi Peres está localizada na entrada do Bairro Portal das Laranjeiras, serve como ponto de referência e divide as vias de entrada e saída do bairro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Praça Tancredo Neves, praça pública localizada no Jardim Campestre, entre as ruas Dr. Orozimbo T. do Amaral e Avenida Maria Marta. Projeto e construção Administração Dr. Acácio Batista da Silveira – 20 de abril de 1986. Uma praça com bancos, brinquedos para as crianças, muitas árvores frondosas em volta, e um telefone público.

 

 

 

 

 

A praça localizada no Jardim Primavera em frente ao Abrigo Rainha da Paz, passa a denominar-se Praça Irmã Plácida. Alemã de nascimento, falecida em São Paulo. Foi professora do Lar Santa Maria, em Pirajuí, Enfermeira do Hospital de Pederneiras, Enfermeira do Hospital de Matão e do Hospital de Itápolis, de 1970 a fevereiro de 1993.

 

 

 

 

 

 A Praça Pedro Caviccioli está localizada na entrada do Bairro Jardim Primavera, destaca-se por seu formato e seus detalhes.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A praça localizada no término da Rua Pero Neto entre a Av. Esmael Coletti e Av. Fermino B. Gonçalves, passa a denominar-se Praça Ayrton Senna. Um monumento em granito, com um retrato de perfil em alto relevo do piloto, em bronze. Em sua base uma fonte luminosa “Homenagem do Município de Itápolis ao piloto que elevou o nome do Brasil na dificílima arte de ser um líder no complexo, exigente e implacável mundo automobilístico da Fórmula 1. “Prefeito Municipal Bento Ary Bellentani, 1º de Maio de 1995.

 

 

 

 

A Praça da Bíblia está localizada na região sul da cidade, nas imediações do Ginásio de Esportes e destina-se ao lazer e principalmente para as manifestações religiosas e cultos ecumênicos. Construída em terreno acidentado e com desnível, o projeto original permitiu a nivelação do terreno através da construção da concha acústica sobre um prédio destinado a ações sociais. Além de um enorme quiosque e bancos de alvenaria acentados em pedra, a Praça da Bíblia tem ampla área livre com piso em concreto que permite a concentração de milhares de pesssoas, quando das ocasiões especiais.

 

 

 

A Praça do Jardim Itália recebeu o nome de Praça João Santoro, que veio da Itália no começo do século para o Brasil. Em 1912 Santoro chega a Itápolis e passa a trabalhar no município, sempre colaborando com o crescimento da cidade, para a qual doou terras para implantação do Campo de Aviação e para a construção da estrada municipal que liga Itápolis à Borborema.
 
 
 
 
 
 
 
 O Tiro de Guerra de Itápolis faz parte da história da cidade e já está instalado no Município há várias décadas.