A COVID-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, caracterizada por apresentar quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19, cerca de 80%, pode ser assintomática e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória; desses casos, aproximadamente, 5% podem necessitar de suporte ventilatório para o tratamento de insuficiência respiratória.

ITÁPOLIS ESTÁ NA FASE AMARELA DO PLANO SP
A região de Araraquara da qual Itápolis faz parte prossegue na Fase Amarela do Plano SP, de acordo com a classificação do Governo do Estado de São Paulo. Por isso, os estabelecimentos comerciais podem ampliar seus expedientes para 8 horas diárias até as 23h30. Mas, o uso de máscaras por parte das equipes dos comércios e dos clientes, a disponibilização de álcool em gel e a manutenção da higienização contínua dos ambientes em prevenção à COVID-19, devem ser respeitados.
Bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias e similares: atendimento presencial, ao ar livre ou local arejado e sem aglomeração de pessoas, com utilização de 40% da capacidade de lotação e respeitando o distanciamento mínimo de 2,5 metros entre as mesas, além de afixar o respectivo horário de funcionamento na entrada do estabelecimento.
Salões de beleza, lojas, óticas, papelarias, perfumarias e similares: atendimento presencial, com utilização de 40% da capacidade de lotação para evitar aglomerações, devendo afixar o horário de funcionamento em local visível na entrada do estabelecimento.
Escritórios, imobiliárias e concessionárias: poderão exercer suas atividades com atendimento presencial, em horário comercial, controlando a entrada no estabelecimento.
As demais definições estabelecidas em decretos anteriores continuam valendo:
Supermercados, mercados, padarias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, venda de água mineral, postos de combustíveis e instituições bancárias - realizam atendimento em horário comercial, evitando aglomerações e disponibilizando álcool em gel.
Profissionais Liberais: os atendimentos nos estabelecimentos de prestação de serviços podem ocorrer com agendamento prévio para evitar aglomeração.

SAIBA MAIS SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS:

Medidas Preventivas:
Considerando esses fatores e o atual aumento de casos em Itápolis, destacamos a urgente necessidade de toda população respeitar às medidas de enfrentamento da COVID-19: 
✅Usar máscara ao sair de casa
✅Respeitar o distanciamento social, especialmente, em filas
✅Evitar aglomerações
✅Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel
✅Higienizar os ambientes e os produtos adquiridos

Quais são os sintomas?
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa, sendo os sintomas mais comuns:
- Tosse
- Febre
- Coriza
- Dor de garganta
- Dificuldade para respirar
- Perda de olfato (anosmia)
- Alteração do paladar (ageusia)
- Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
- Cansaço (astenia)
- Diminuição do apetite (hiporexia)
- Dispnéia ( falta de ar)

Como é transmitido?
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
- Toque do aperto de mão
- Gotículas de saliva
- Espirro
- Tosse
- Catarro
- Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, etc.

Se tiver sintomas, o que fazer?
Se estiver com sintomas compatíveis com a COVID-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, evite contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos. Procure, imediatamente, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e nos períodos da noite e finais de semana o Pronto Atendimento da Santa Casa. 

Como se proteger?
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 1,5 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.
- Não receba visitas.
- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência ou a descartável.

Em caso de diagnóstico positivo para COVID-19, siga as seguintes recomendações:
- Fique em isolamento domiciliar.
- Utilize máscara o tempo todo.
- Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
- Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe o vaso sanitário, a pia e as demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.
- Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos para seu uso.
- O lixo produzido precisa ser separado e descartado.
- Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos, frequentemente, com água sanitária ou álcool 70%.
- Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada. Limpe a maçaneta deste local de isolamento, frequentemente, com álcool 70% ou água sanitária.
- Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.

O isolamento social é a medida mais eficaz para impedirmos o contágio do novo coronavírus - que transmite à COVID-19 - nos casos diagnosticados como confirmados e suspeitos, além dos comunicantes (rede de contatos do paciente confirmado como positivo ou suspeito) que recebe do médico a indicação para quarentena. O Ministério da Saúde determina que o isolamento domiciliar tenha duração de 14 dias a partir do primeiro dia de sintomas. Quando esta definição não é respeitada, coloca-se em risco à vida de pessoas que amamos e daqueles que não conhecemos, mas, que têm comorbidades, como: diabetes, pressão alta, problemas cardiovasculares, obesidade, doença oncológica, entre outras. Este é um ato passível de punição previsto em lei, por se tratar de transmissão de doença contagiosa.

CENTRAIS DE ATENDIMENTO
Central de Denúncias - Guarda Civil Municipal 153 - Telefone disponível 24 horas.

Ouvidoria Municipal - Apresente sua demanda, também, pelo telefone 99606-4672, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h ou em qualquer dia e horário pelo Aplicativo eOuve ou Site oficial: www.itapolis.sp.gov.br, clicando no link eOuve Ouvidoria Municipal.
Central de Atendimento da Secretaria de Saúde (Dúvidas sobre o Coronavírus) - Vigilância Epidemiológica - 3262-5446, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

COVID-19 - PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
A Prefeitura Municipal de Itápolis, atendendo o disposto na Lei Federal nº 13.979 de 6 de fevereiro de 2020 e no Decreto Legislativo Estadual nº 2.495 de 31 de março de 2020, publica os atos administrativos - como decretos, recursos e doações relacionadas a COVID-19 - do município no Portal da Transparência disponibilizado no site oficial (wwwitapolis.sp.gov.br). Clique no link direto https://is.gd/r2DUYb

EXPEDIENTE PÚBLICO MUNICIPAL
Segunda a Sexta-feira 
SAÚDE
UBS (Unidade Básica de Saúde) - são priorizados os atendimentos de consulta para casos emergenciais, síndromes gripais, pré-natal, curativos e acompanhamento de doenças crônicas, das 7h às 16h.

SECRETARIA DE SAÚDE e FARMÁCIA MUNICIPAL - atendimento normal, porém, de forma controlada, das 8h às 13h.
CEO - Centro de Especialidades Odontológicas está centralizando os atendimentos odontológicos para os casos de urgência, das 7h às 11h e das 12h às 16h.
CAPS - atendimentos de urgência, com triagem pelo telefone 3262-5080.
CEFIM - atendimentos de casos de fratura e pós-operatório, agendados com antecedência pelo telefone 3262-1341.
SERVIÇO SOCIAL: a Secretaria de Desenvolvimento Social (3262-8195) e o CRAS (3262-1110) informam à população que estão realizando os atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
EDUCAÇÃO
ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS - as aulas presenciais estão suspensas e está havendo o ensino à distância, em sistema de disponibilização de atividades on-line pelo site oficial do Município e por meio da entrega agendada dos conteúdos impressos na escola, onde o aluno estuda.

TRANSPORTE PÚBLICO (CIRCULAR) - suspenso dentro do município de Itápolis e mantido, apenas, para Tapinas e Nova América.
CEMITÉRIO MUNICIPAL - Os velórios são realizados no período diurno, com duração máxima de até 4 horas.
SEBRAE AQUI / BANCO DO POVO - atendimentos pelo telefone 3262-1534, das 8h às 16h.
PROCON - as denúncias devem ser feitas pelo telefone 3263-8000, das 8h às 17h, ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
PAT - atendimento, apenas, pelo telefone 3262-8150 das 8h às 17h.

TELESUS
Caso queira falar com a equipe do SUS (Sistema Único de Saúde) para tirar dúvidas ou obter mais informações sobre a COVID-19 (Novo Coronavírus) utilize um dos meios de comunicação oficiais do Governo Federal:
Disk Saúde: 136
WhatsApp SUS: (61) 9938-0031
Chat: https://coronavirus.saude.gov.br/telesus  
App Coronavírus-SUS:
Link para Android - https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes   
Link para IOS - https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382   
Site: https://coronavirus.saude.gov.br/   

Imprensa Prefeitura de Itápolis